Segurança da conta Google: Como proteger minha conta do Google

Segurança da conta Google: Como proteger minha conta do Google

Se sua vida online gira em torno do Gmail, Youtube, Photos, Drive e outros softwares e serviços da Google, sua conta da Google é um de seus recursos online mais preciosos. Isso é especialmente verdadeiro se você usar o endereço do Gmail associado a essa conta como seu endereço de e-mail principal.

Etapas simples podem fazer a diferença entre perder suas contas online ou manter o que agora é um bem precioso: sua privacidade.

Um criminoso online que roube essas credenciais pode causar caos e causar danos catastróficos à sua vida online, por isso é importante proteger sua conta da Google para não correr o risco dela ser comprometida.

Nesta postagem, listo sete etapas que você pode seguir para ajudar a proteger sua conta da Google contra ataques online.

Como acontece com todas as coisas relacionadas à segurança, tornar seus ativos online mais seguros contra ataques externos envolve compensações com a conveniência. Para ajudar nesse equilíbrio entre conveniência e segurança, dividi as etapas em três grupos, com base no grau de segurança de sua conta da Google.

(E observe que as etapas descritas neste artigo são sobre contas pessoais associadas a endereços gratuitos do Gmail. Os serviços comerciais pagos da Google, incluindo o Google Workspace, são gerenciados por administradores de domínio. Embora algumas etapas de configuração do usuário sejam as mesmas, os administradores podem definir políticas que afetam as configurações de segurança. Se sua conta do Gmail for fornecida por seu empregador, verifique com eles sobre as práticas recomendadas para proteger essa conta.)

NÍVEL DE SEGURANÇA BÁSICO (PASSOS 1 A 3)

Este nível é suficiente para a maioria dos usuários comuns de PC, especialmente aqueles que não usam seu endereço do Gmail como fator principal para entrar em outros sites. Se você está ajudando um amigo ou parente que não é tecnicamente sofisticado e intimidado por senhas, essa é uma boa opção.

No mínimo, você deve criar uma senha forte para sua conta da Google. Essa senha não deve ser usada por nenhuma outra conta.

Além disso, você deve ativar a verificação em duas etapas para se proteger contra phishing e outras formas de roubo de senha. Quando esse recurso está ativado, você deve fornecer uma prova adicional de sua identidade ao fazer login pela primeira vez em um novo dispositivo ou ao realizar uma atividade de alto risco, como pagar por uma compra online. A verificação adicional geralmente consiste em um código enviado como uma mensagem de texto SMS para um dispositivo confiável ou um prompt enviado para um smartphone.

NÍVEL DE SEGURANÇA ALTO (PASSOS 1 A 6)

Essas precauções básicas são adequadas, mas você pode aumentar a segurança significativamente com algumas etapas extras.

Primeiro, configure seu smartphone como um fator de autenticação, usando um aplicativo como o Google Authenticator. Você também pode fazer login em um smartphone usando sua conta da Google, o que permite que ele receba automaticamente solicitações para uso como uma opção de login e verificação. Em seguida, remova a opção de usar mensagens de texto SMS para verificar sua identidade.

Com essa configuração, você ainda pode usar seu telefone celular como um fator de autenticação, mas um possível invasor não será capaz de interceptar mensagens de texto ou falsificar seu número de telefone.

NÍVEL DE SEGURANÇA AVANÇADA (PASSOS 1 A 7)

Para obter a segurança mais extrema, adicione pelo menos uma chave física de hardware junto com o aplicativo Google Authenticator e, opcionalmente, remova endereços de e-mail pessoais como fator de verificação de backup. Essa configuração coloca barreiras significativas no caminho até mesmo do invasor mais determinado.

Essa configuração requer um investimento extra em hardware e definitivamente dá algum trabalho adicional ao processo de login, mas é de longe a maneira mais eficaz de proteger sua conta da Google.

PASSO 1: CRIE UMA SENHA NOVA E FORTE

Comecemos pelo básico: você precisa de uma senha forte e exclusiva para sua conta da Google. A melhor maneira de garantir que você atendeu a esse requisito é usar as ferramentas do gerenciador de senhas para gerar uma senha totalmente nova.

Gerar uma nova senha garante que as credenciais da sua conta não sejam compartilhadas com nenhuma outra conta; também garante que uma senha mais antiga que você possa ter reutilizado inadvertidamente não faça parte de uma violação de senha.

Para alterar sua senha, vá para a página Segurança da conta da Google em https://myaccount.google.com/security. Faça login, se necessário, clique em Senha (sob o título Login no Google) e siga as instruções para alterar sua senha.

Certifique-se de que a senha inserida aqui seja forte e não seja usada para nenhuma outra conta online.

Siga as instruções para salvar a nova senha usando seu gerenciador de senhas. Sinta-se à vontade para anotar, se preferir um backup físico. Apenas certifique-se de armazenar o papel em um local seguro, como uma gaveta de arquivo trancada ou um cofre.

PASSO 2: ATIVAR A VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

Não saia da página de segurança da conta da Google ainda. Em vez disso, vá até a seção Verificação em duas etapas e certifique-se de que essa opção esteja ativada. Use a opção padrão para receber códigos por mensagem de texto em um telefone celular de sua propriedade. (Você também pode configurar outras formas mais avançadas de verificação, mas trataremos delas mais tarde.)

O processo de configuração é um assistente bastante simples que confirma que você pode receber mensagens de verificação. Depois de concluído, continue nessa página para a próxima etapa.

A verificação básica em duas etapas usa mensagens de texto SMS, que são adequadas para contas de baixo risco.

PASSO 3: IMPRIMIR CÓDIGOS ALTERNATIVOS DE RECUPERAÇÃO

A próxima etapa é salvar um conjunto de códigos de recuperação. Ter acesso a um desses códigos permitirá que você entre em sua conta se tiver esquecido a senha ou se tiver perdido seu telefone. Sem esse backup, você corre o risco de ficar permanentemente bloqueado.

Na página Segurança da Conta da Google, encontre a opção Códigos de backup e clique em Configurar. Isso abre uma caixa de diálogo pop-up contendo 10 códigos que você pode usar quando for solicitado um segundo fator de verificação. Imprima essa página e arquive-a no mesmo arquivo trancado ou cofre onde você colocou sua senha.

Atenção: Não salve os códigos de backup no seu telefone ou dentro da sua conta (Gmail, Drive, etc) pois esses códigos são necessários quando você não consegue acessar a sua conta ou perdeu o seu telefone. Portanto, não faz sentido guarda-los nesses locais, correto?

Imprima um conjunto de códigos de recuperação e armazene-os em um local seguro onde você possa encontrá-los rapidamente se perder o acesso à sua conta.
Observe que você pode retornar a esta página a qualquer momento para ver sua lista de códigos de backup e imprimir uma nova cópia. Os códigos só podem ser usados uma vez e serão indicados como "Já usados" se você reimprimir a lista. Gerar um novo lote de códigos torna o lote antigo inválido.

E agora, algumas opções de segurança mais altas.

PASSO 4: ADICIONE UM ENDEREÇO DE E-MAIL DE RECUPERAÇÃO

Incluir um endereço de e-mail de recuperação na sua conta Google é uma precaução de segurança importante. Caso a Google detecte atividades suspeitas em sua conta, você receberá uma notificação neste endereço de recuperação.

Ter um e-mail de recuperação também é útil se você esquecer sua senha. Quando a verificação em duas etapas está ativada, redefinir sua senha requer pelo menos duas formas de verificação, como um código de backup impresso e um código de uma mensagem de e-mail enviada para uma conta de e-mail registrada de recuperação. Você precisará fornecer ambas as formas de identificação ou corre o risco de ficar permanentemente bloqueado.

Volte para a página Segurança da conta da Google e clique em E-mail de recuperação (sob o título Maneiras de verificar sua identidade). Insira ou altere o endereço de e-mail de recuperação. Você receberá uma notificação nesse endereço para confirmar que ele está disponível para recuperação,

Qual endereço você deve usar aqui? Um endereço de e-mail de backup gratuito, como uma conta do Microsoft Outlook.com, é aceitável se suas necessidades de segurança forem mínimas. Uma opção melhor é um endereço de e-mail comercial, que está sob o controle de um administrador e é mais difícil de invadir do que uma conta pessoal.

É importante que o e-mail de recuperação se mantenha ativo e atualizado. De nada adianta informar um e-mail de recuperação e depois esquecer a senha dessa conta alternativa. Se isso acontecer, você deve trocá-lo imediatamente na sua conta principal.

PASSO 5: CONFIGURAR SEU SMARTPHONE COMO AUTENTICADOR

Quando você registra seu smartphone como um dispositivo confiável, o Google oferece duas maneiras de usá-lo para fins de autenticação.

Se você usa um dispositivo Android que está conectado com sua conta da Google, pode fazer login em qualquer serviço da Google respondendo às solicitações da Google. Esta opção não requer nenhuma configuração extra. (Aparece SIM ou NÃO na tela do telefone para você confirmar que é você mesmo).

Em um iPhone ou iPad, você precisa baixar o aplicativo Google ou Gmail, entrar com sua conta da Google e ativar as notificações push. (As instruções completas estão nesta página de Suporte da Google: "Fazer login com solicitações do Google." )

Além disso, você pode usar o Google Authenticator. Para configurar o Google Authenticator (ou outro aplicativo autenticador) para uso com uma conta da Google, vá para a página de verificação em duas etapas da conta da Google. No seção do App Google Authenticator, clique em Configurar. (Se você estiver substituindo seu telefone, clique em Alterar telefone). Instale o aplicativo, se necessário, e siga as instruções para adicionar sua conta usando o código de barras que o aplicativo autenticador exibe.

Depois de instalar o Google Authenticator, use este código de barras para configurar sua conta da Google para gerar códigos.

PASSO 6: REMOVER MENSAGENS DE TEXTO SMS COMO UMA FORMA DE VERIFICAÇÃO

Nesse ponto, você deve ter maneiras seguras mais do que suficientes para se autenticar e verificar sua identidade. Isso significa que é hora de remover o elo mais fraco da cadeia: as mensagens de texto SMS.

O que torna as mensagens de texto SMS tão problemáticas do ponto de vista da segurança é a realidade de que um invasor pode sequestrar sua conta de celular.

Antes de alterar essa configuração, confirme se você tem pelo menos duas formas alternativas de verificação (um endereço de e-mail seguro e o aplicativo Google Authenticator, por exemplo) e se você salvou os códigos de backup para a conta. Em seguida, na página de verificação em duas etapas da Conta da Google, vá para a seção Mensagem de voz ou texto. Lá, você encontrará entradas para cada um dos números de telefone registrados para a verificação em duas etapas para sua conta.

Clique no ícone de lápis à direita de um número para abrir suas propriedades e clique em Remover telefone para eliminar sua entrada. Repita para outros números que deseja remover.

PASSO 7: USE UMA CHAVE DE SEGURANÇA DE HARDWARE PARA AUTENTICAÇÃO

Esta etapa é a mais avançada de todas. Requer um investimento em hardware extra, no entanto, a necessidade de inserir um dispositivo em uma porta USB ou fazer uma conexão via Bluetooth ou NFC adiciona o mais alto nível de segurança na sua conta.

Para configurar uma chave de hardware, vá para a página de verificação em duas etapas da Conta da Google, clique em Adicionar chave de segurança e siga as instruções.

Você precisará inserir o PIN para sua chave de hardware e, em seguida, tocar para ativá-lo. Quando a configuração for concluída, você terá uma maneira poderosa de fazer login em qualquer serviço fornecido pela sua conta da Google sem ter que se preocupar com as senhas.

Como mencionei no início deste artigo, a maioria das pessoas não precisa desse nível de proteção avançada. Mas se sua conta da Google Drive inclui documentos valiosos, como declarações de impostos e extratos bancários, você pode querer ter esse nível máximo de segurança na sua conta.


Comentários

  1. Como fasso esses passos eu não tenho ningum telefone inteligente no computador so tenho este telemóvel não posso Facer de otra manera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Qual passo especificamente você não está conseguindo fazer? O que acontece? Dê mais detalhes para tentar te ajudar. Normalmente não é necessário ter um smartphone (telefone inteligente) para seguir os passos de segurança da conta Google. Abraço.

      Excluir
  2. Queria saber si tem como vc recuperar a senha do email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sim, para recuperar o acesso à uma conta Google e resetar a sua senha, siga os passos deste artigo:
      https://helpgmail.vocerealmentesabia.com/2021/02/como-recuperar-uma-conta-googlegmail-passo-a-passo.html

      Excluir
  3. Boa noite.
    Eu formatei um moto G5 no modo mais difícil.
    Agora preciso usar ele novamente,mas não estou conseguindo acessar minha conta do Google.
    Já tentei de todos os modos,troca de idioma,vídeos,
    Eu já não sei mais o que fazer.
    Peço que se alguém puder me ajudar,desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      O que acontece quando você segue os passos deste artigo:
      https://helpgmail.vocerealmentesabia.com/2021/02/como-recuperar-uma-conta-googlegmail-passo-a-passo.html

      Excluir

Postar um comentário

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail