Como acabar com o SPAM no Gmail

Como acabar com o SPAM no Gmail

Se você está cansado de receber lixo eletrônico - SPAM - na sua Caixa de Entrada do Gmail. então vamos resolver isso de uma vez por todas.

De acordo com estatísticas da Internet, cerca de 47% de todos os e-mails recebidos no mundo são mensagens não solicitadas, ou seja, lixo eletrônico, também conhecido como SPAM. 

Por exemplo, quando você se cansa de receber as novidades de determinado site onde você se inscreveu para receber as atualizações (listas de inscrição), você cancela a assinatura de um boletim que recebe desse determinado site e, de alguma forma, em um passo de mágica, passa a receber boletins de outros 10 sites desconhecidos. Você cancela a assinatura novamente de todas essas listas e a saga aparentemente interminável persiste. Novos boletins de novos sites aparecem do nada.

Alguns e-mails de spam acabam passando pelos filtros anti-spam que você pode ter criado para combater esses bombardeios de lixo eletrônico.

Por isso, o melhor nesses casos é fazer uma abordagem mais cuidadosa, portanto, você terá uma extensa lista de etapas a serem seguidas abaixo para combater o SPAM. 

Até recentemente, eu estava sobrecarregado com lixo eletrônico entrando na minha conta principal do Gmail. Eu tinha centenas de mensagens enviadas para mim diariamente. Como resultado, tomei medidas há algumas semanas para evitar que isso continue acontecendo.

Mesmo que você seja uma daquelas pessoas que pensa que a quantidade de SPAM em sua Caixa de Entrada não tem mais solução, não desista, porque você pode se surpreender. Atualmente existem inúmeras maneiras de se livrar desse problema, e este post explora algumas delas.

Bloquear remetentes de SPAM

Se você bloquear um remetente que lhe envia muitas mensagens indesejadas, você não deverá mais receber mensagens dele. 

O bloqueio de um remetente de lixo eletrônico pode ser feito em versões do aplicativo Gmail para celular e desktop, e o processo leva apenas algns segundos.
  1. Clique nos três pontinhos do lado direito da mensagem do remetente que você deseja bloquear e clique em "Denunciar SPAM".
  2. Na janela pop-up seguinte, escolha se deseja denunciar a mensagem como spam e cancelar a inscrição ou apenas denunciá-la como spam. Como via de regra, escolha sempre a opção mais abrangente (denunciar spam e cancelar a inscrição).

Reportar spam

Aqui está a sua contribuição no que diz respeito ao combate ao spam para toda a humanidade. Algo tão simples como reportar lixo eletrônico pode ajudar a reduzir o volume de e-mails de spam que você recebe.

Ao denunciar mensagens de SPAM para a Google, você participa de uma espécie de força tarefa para um bem maior. A Google toma medidas contra o que considera "contas de spam" e se lembra de bloquear a entrega dessas mensagens no futuro.

Ou seja, quanto mais pessoas denunciarem o mesmo remetente, mais fácil para o sistema anti-spam da Google tomar medidas para que outras pessoas deixem de receber essas mensagens SPAM em suas Caixas de Entrada do Gmail.

Criar Filtros para mensagens Legítimas

Você já recebeu e-mails que não são SPAM, mas eles continuam indo para essa pasta mesmo assim? Embora este seja um problema em menor escala, ele ainda ocorre regularmente em quantidade suficiente para ser incorporado a esta lista. 

Veja como você configura um filtro de spam no Gmail e evitar que essas mensagens legítimas sejam consideradas SPAM pelo Gmail.
  • Primeiro, faça login em sua conta do Gmail.
  • Em seguida, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito e clique em Configurações e em Ver todas as configurações.
  • Em seguida, vá para Filtros e endereços bloqueados e clique em Criar novo filtro.
  • Em seguida, digite o e-mail do remetente que você deseja manter fora da sua pasta de spam.
  • Clique em Criar filtro.
  • Marque a caixinha Nunca enviar para Spam.
  • Clique em Criar filtro de novo.
Com esse filtro, as mensagens desse remetente nunca mais irá para a pasta SPAM e você as receberá em sua Caixa de Entrada do Gmail normalmente.

E quanto ao spam mesmo?

De acordo com o Google, o Gmail filtra automaticamente o spam movendo essas mensagens da sua Caixa de Entrada para a pasta de spam. Se quiser permitir que alguns e-mails marcados como spam cheguem à sua Caixa de Entrada do Gmail, você pode "ensinar" o sistema da Google para que não marquem mais aquelas mensagens como SPAM.

Para fazer isso, encontre a mensagem na sua pasta de spam e clique no botão Não é Spam. Essas mensagens passarão a chegar na sua Caixa de Entrada, apesar de para outros usuários essas mensagens ainda serem consideradas SPAM.

Verifique o nível de 'exposição' do seu e-mail

Seu e-mail provavelmente está exposto em algum lugar na Internet. No entanto, em algumas redes sociais, você pode controlar se essa informação é visível. Isso pode proteger contra o recebimento de e-mails de spam.

Para começar, você deve optar por não tornar seu e-mail público em perfis de mídia social como Facebook, LinkedIn, Twitter, etc. 

Pode valer a pena fazer uma pesquisa pelo seu e-mail na Internet e ver onde você pode remover/ocultar o seu e-mail do público. 

Fazendo esse procedimento, você pode tornar seu e-mail privado e escondê-lo do público em geral. Fazer isso pode protegê-lo de bots que vasculham a web em busca e-mails visíveis para adicioná-los a listas de e-mail em massa para ataques de SPAM.

Muitas outras medidas criativas acontecem para os spammers conseguirem adquirir e-mails ilicitamente, mas tomar algumas das medidas listadas acima pode reduzir drasticamente o spam enviado para a sua conta.

Quando tudo mais falhar, cancele a inscrição

Isso foi uma grande parte do que eu gastei um bom tempo fazendo, cancelando a inscrição em sites onde reconheci ter assinado em algum momento no passado.

Por uma razão ou outra, esses e-mails podem não ser mais relevantes, e é aqui que  o que chamo de 'eliminação' entra em ação. Verifique seus e-mails arquivados e cancele a inscrição de todos os sites dos quais não deseja mais receber e-mails; isso irá garantir que você fique longe de mensagens indesejadas desses remetentes no futuro.

Pode levar algum tempo diminuir o SPAM na sua conta do Gmail, mas acabará valendo a pena, sem mencionar que isso pode ser feito aos poucos também, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.

Como evitar o spam 

Confira a lista completa de ações para evitar o SPAM:
  • treinar os filtros antispam disponíveis no Gmail, classificando como "spam" as mensagens indesejadas; 
  • desabilitar a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma  imagem ser acessada pode servir para confirmar para os spammers que a mensagem foi  lida); 
  • criar contas de e-mail secundárias e fornecê-las em locais onde as  chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em  lojas e em listas de discussão; 
  • ficar atento a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos pela Internet, existe a pergunta se o usuário quer receber e-mails, por exemplo, sobre promoções e lançamentos de  produtos, cuja resposta já vem marcada como afirmativa. Caso não deseje receber este tipo de mensagem o usuário deve desmarcar essa  opção;
  • não seguir links recebidos em spams e não responder mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido); 
  • utilizar as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem esconder o endereço de e-mail ou restringir as pessoas que terão acesso a ele);
  • respeitar o endereço de e-mail de outras pessoas. Usar a opção de  "Bcc:" ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Ao reencaminhar mensagens, apagar a lista de antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para  spammers.
Então, mãos à obra e boa sorte!!!!



Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail