Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

De extratos bancários a cartas pessoais e até mesmo solicitações de redefinição de senha, sua conta do Gmail contém um monte de informações pessoais. Se alguém acessasse a sua conta, teria acesso a todas essas informações. Em vez de apenas torcer para hackers não invadam a sua conta, gaste 10 minutos e proteja sua conta do Gmail agora mesmo.


1) Use uma senha forte

Acho que a maioria de nós somos culpados de utilizar senhas simples em algum momento. Mas reutilizar senhas em vários sites e serviços é apenas pedir que suas contas sejam hackeadas. Basta um vazamento ou violação de um serviço e os hackers começarão a tentar entrar em todas as suas demais contas.

É hora de cuidar um pouco mais das senhas que você utiliza. Use senhas exclusivas, geradas aleatoriamente, para cada site e conta online que você tiver. Manter o controle de todas essas senhas é fácil quando você usa um gerenciador de senhas. A própria Google disponibiliza um Gerenciador de Senhas no Google Chrome: https://passwords.google.com/

Para alterar a senha da sua conta do Google, visite a página de segurança da conta do Google e clique em Senha na seção Como fazer login no Google. Verifique sua senha e digite a nova senha – de preferência gerada pelo gerenciador de senhas - e clique em Alterar senha.


2) Habilite a verificação em duas etapas

Sem a verificação em duas etapas, os hackers precisam apenas da sua senha para acessar a sua conta do Google - incluindo YouTube, Gmail e Google Play. E lembre-se, se você reutilizar a mesma senha para vários serviços e sites, eles podem obtê-la em uma violação de dados ou por meio de um esquema de phishing.

Com a verificação em duas etapas, os hackers precisariam de sua senha e um código de seis dígitos gerado aleatoriamente ou ainda, teriam de ter acesso físico ao seu telefone para obterem esse código para conseguirem ter acesso à sua conta.

Ative a verificação em duas etapas visitando a página de segurança da sua conta do Google e clique em Verificação em duas etapas.

Siga as instruções e configure se deseja receber alertas via push no seu celular para aprovar as Solicitações do Google de login (a opção SIM ou NÃO no celular) ou se deseja usar códigos aleatórios.

Usar alertas no seu celular com as Solicitações do Google é mais fácil, mas significa que você deve ter seu telefone por perto o tempo todo.

Você também precisará de uma conexão para aprovar o alerta. Portanto, se você estiver em algum lugar onde não haja sinal de internet - como em um avião, por exemplo - você precisará estar conectado a uma rede wi-fi.

Se você optar por usar um código, poderá recebê-lo por mensagem de texto SMS ou acessá-lo em um gerenciador de senhas como o aplicativo Google Authenticator. Eu uso o Google Authenticator para gerenciar meus códigos para que eu possa acessar os códigos em qualquer local, independentemente de ter uma conexão de dados no meu telefone.

Além disso, IMPORTANTE, imprima os códigos de backup e guarde-os em um lugar seguro. São 10 códigos que você pode utilizar sempre que não conseguir receber ou gerar os códigos no seu telefone. Esses códigos de backup podem significar você ter ou perder o acesso completamente na sua conta Google. Guarde-os dando o devido valor que eles representam.


3) Mantenha as opções de recuperação ativas e atualizadas

Desde o momento em que você criou a sua conta do Gmail, você já pode ter alterado o número de telefone ou abandonado uma conta de e-mail antiga. Portanto, é uma boa ideia verificar novamente seus métodos de recuperação gravados internamente na sua conta do Gmail. Essas informações são aquelas que a Google usará se você perder o acesso à sua conta principal, para verificar se você é realmente o proprietário da conta.

Visite esta página e procure a seção intitulada Maneiras de verificar sua identidade.

Clique em cada seção - telefone de recuperação, e-mail de recuperação e pergunta de segurança - e atualize-os se necessário.

Novamente, se essas informações estiverem desatualizadas e sua conta for bloqueada, o Google não poderá verificar se você é o proprietário da conta.

Não adianta mostrar sua carteira de identidade, sua foto, seu nome gravado na conta. Nada disso adianta. O que vai salvar você é o fato de você ter acesso a essas 3 informações (telefone de recuperação, e-mail de recuperação e pergunta de segurança) que estiverem gravadas na conta que você deseja recuperar o acesso.


4) Verifique a atividade da sua conta

É possível que um hacker ou um ex (marido/esposa, namorado/namorada) esteja acessando sua conta sem o seu conhecimento. Para verificar, acesse sua conta do Gmail e vá até o final da página. Você verá uma linha que diz "Última atividade da conta"

Abaixo dessa linha, clique em Detalhes para ver quando, como e onde sua conta foi acessada. Se você suspeitar de alguma atividade, clique no botão rotulado Sair de todas as outras sessões do Gmail e altere imediatamente sua senha por outra senha ainda mais forte que atual.

Ufa. Deu muito trabalho, mas acredite em mim, vale a pena.

E se mesmo assim você perder o acesso à sua conta Google?

Neste caso, se em algum momento você perder o acesso à sua conta Google, siga o Passo a Passo do processo de recuperação de contas.

É sempre importante conferir as Dicas e sugestões e também as Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o processo de recuperação do acesso à uma conta Google/Gmail.

Responda a todas as perguntas da melhor forma possível para recuperar o acesso à sua conta Google.


Comentários

  1. bom dia esqueci minha senha do gmail e nao possuo mais o numero de celular e o email de recuperacao nao sei qual e meu email e neidecamergo4@gmail.com podem entrar em contato comigo pelo email de meu filho diegodomcapelli@gmail.com ou por este de minha nora que vos falo agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Juliana,

      O processo de recuperação de contas Google é baseado principalmente em informações de recuperação cadastradas na conta que se deseja recuperar (telefone e email de recuperação).

      Se a conta que deseja recuperar não possui essas informações ou se você não possui acesso a essas informações de recuperação, torna-se praticamente impossível a recuperação da conta.

      Se possível, tente recuperar o mesmo número de telefone junto à Operadora de Telefonia ou ligue para o número para ver se ele já está com outra pessoa e explique a situação e peça o código enviado pela Google.

      Boa sorte.

      Excluir

Postar um comentário

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail