O que acontece quando sua Conta Google é desativada e dicas para recuperá-la

O que acontece quando sua Conta Google é desativada e dicas para recuperá-la

Existem vários serviços e produtos da Google que bilhões de usuários da Internet desfrutam sem pagar nada por eles. Da Pesquisa ao Maps, YouTube, Photos, Gmail e vários outros - quase todos são gratuitos. Ainda mais interessante é que você só precisa de uma conta para acessar todos os serviços da Google. Mas o que acontece se essa conta for desativada pela Google?

Você perde o acesso a todos os seus produtos? Você ainda poderá usar alguns deles? Além disso, como você restaura uma conta Google desativada? Explicamos tudo neste artigo.

POR QUE A GOOGLE DESATIVA UMA CONTA

Existem vários motivos pelos quais a Google desativa a conta de um usuário e abordaremos os principais a seguir. No entanto, para resumir, usar sua conta Google (ou qualquer um dos serviços da Google) para atividades que violam as políticas e os Termos de Serviço da Google causará a desativação da conta.

Algumas dessas atividades incluem:
  1. Spam: usar sua conta para enviar ou distribuir conteúdo não solicitado e indesejado (e-mails, análises, comentários, fotos, etc.) em qualquer um de seus serviços é considerado spam e pode levar a Google a desativar sua conta.
  2. Identidade falsa: criar e usar uma conta sob uma identidade falsa em qualquer um de seus serviços pode desabilitar a conta pois é uma violação dos Termos de Serviço (ToS) da Google. A única exceção estabelecida pela Google é a criação de uma conta de fã de celebridades.
  3. Divulgação de conteúdo violento: usar sua conta Google para compartilhar conteúdo que incite violência, abuso sexual e terrorismo em qualquer um de seus serviços Google também pode levar ao encerramento temporário ou permanente da sua conta.
Outros motivos pelos quais a Google desativa contas incluem o uso de seus serviços para fins maliciosos, como phishing, roubo de contas, etc. Você pode consultar mais  informações sobre por que as contas da Google são desativadas nesta Página da Ajuda de contas Google.

Curiosamente, uma conta Google também pode ser desativada por alguns motivos estranhos, como alterar sua senha ao fazer login em um novo computador ou simplesmente usar sua conta Google em outro computador - conforme relatado por vários usuários do Fórum da Comunidade de Usuários da Contas Google.

Normalmente, somente a Google sabe o motivo exato pelo qual uma conta foi desativada. No entanto, esse motivo gira principalmente em torno de qualquer atividade que seja considerada uma violação de Política e Termos de Serviço da Google.

O QUE ACONTECE QUANDO A CONTA GOOGLE É DESATIVADA

Assim que a Google desativar sua conta ou notificar que sua conta foi desativada, você não terá mais acesso aos serviços e produtos da Google conectados à conta desativada. A notificação da decisão de desativar sua conta geralmente é enviada por e-mail ou mensagem de texto - se você tiver um número de telefone vinculado à sua conta Google.

Sempre que você fizer login em qualquer um dos serviços da Google usando a conta desativada, receberá uma mensagem de erro notificando-o de que a conta foi desativada. Você também será solicitado a visitar a página de Ajuda da Conta Google para saber por que sua conta foi desativada e como você pode recuperá-la.

O QUE ACONTECE COM SEUS DADOS

Quando sua conta é desativada, você não consegue entrar na conta e consequentemente, não consegue mais acessar os seus dados.

As contas desativadas são, em algum momento, também excluídas dos servidores da Google. E adivinha o que também é excluído? Os dados da conta. Todos os e-mails, fotos, vídeos, contatos, arquivos do Google Drive e todos os outros dados armazenados na conta. Tudo é excluído.

Se você puder provar à Google que você não violou nenhum dos Termos de Serviço ou Políticas de uso, a conta (junto com seus dados) será reativada e restaurada. E como você faz isso? Vamos explicar isso abaixo.

RECUPERAR UMA CONTA GOOGLE DESATIVADA

Quando você entrar na conta que foi desativada, aparecerá uma tela com a notificação de desativação e um botão Tentar restaurar para você enviar um pedido de reanálise e reativação da sua conta.

Em seguida, você deverá inserir um endereço de e-mail para receber o resultado da reanálise da desativação da sua conta. 

Atenção para o alerta da Google:
"Verifique se você consegue acessar os e-mails no endereço de e-mail fornecido. Caso contrário, você não receberá nossas atualizações."
Alternativamente, você pode visitar diretamente a página de solicitação de análise e reativação da Conta da Google e preencher o formulário na página com os detalhes necessários para a análise.

Normalmente, leva cerca de 2 a 3 dias úteis para que a Google processe e responda à sua solicitação de reanálise. Alguns usuários relataram que demorou até 5 dias, enquanto outros, que demorou um pouco mais. Durante esse tempo, a Google analisará sua conta, bem como seu conteúdo, para avaliar se sua conta deve ser restaurada ou não. O resultado da apelação será comunicado a você por e-mail.

Observação: o resultado do seu pedido de reanálise é final e não pode ser contestado. Além disso, você não poderá pedir uma reanálise pela segunda vez.

SIGA AS REGRAS

Agora que você sabe por que a Google desativa uma conta e o que acontece depois que uma conta é desativada (perda de todos os dados vinculados), você deve ter cuidado sobre como e onde usa sua conta Google - no seu dispositivo e em quaisquer outros dispositivos.

Não viole os Termos de Serviço da Google ou a Política de Uso de nenhum de seus produtos. Assim você não terá nada com que se preocupar.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir