Limite diário de envio de mensagens no Gmail e Bloqueio

Limite diário de envio de mensagens no Gmail e Bloqueio

O Gmail limita o número de mensagens enviadas por dia e também o número de destinatários por mensagem. Neste artigo vamos discutir como evitar o bloqueio de envio de mensagens e as melhores práticas associadas ao envio de muitas mensagens. O limite diário engloba os e-mails enviados de seu computador ou dos dispositivos móveis.

Limite de envio no Gmail: por que existe?

A maioria dos usuários do Gmail já se deparou com a mensagem de erro "Você alcançou o limite de envio de e-mails" em algum momento.

Uma conta comum do Gmail é uma conta com um endereço que contém o domínio gmail.com e está disponível gratuitamente.

Portanto, ela tem certas limitações para ajudar a prevenir o spam e para manter a sua conta do Google segura. Você não pode exceder o número de e-mails que pode enviar por dia ou o número de pessoas que pode adicionar como destinatários.

Como um usuário normal da conta do Gmail, você não pode enviar acima de 500 mensagens por dia. Da mesma forma, você não pode enviar uma mensagem para mais de 500 destinatários.

Se você exceder a quota diária, além de exibir a mensagem de erro, o Gmail mantém as mensagens não enviadas na pasta Rascunho de sua conta. O Google também pode desativar temporariamente sua conta do Gmail sem nenhum aviso. No entanto, você pode recuperar o acesso à sua conta em até 24 horas.

Às vezes, quando as mensagens enviadas estão dentro dos limites permitidos, você ainda assim recebe a mensagem de limite atingido. Observe que cada destinatário também é adicionado à contagem, portanto, se você tiver um e-mail com 25 destinatários será contado como 25 e-mails. Um e-mail com muitos destinatários também pode ser classificado como spam.

Observe que esses limites se aplicam apenas às contas gratuitas do Gmail. No entanto, se você estiver usando o Google Workspace (contas pagas), os limites de envio serão maiores.

Agora vamos ver os tipos de erro que você pode receber e como corrigi-los.

Como regularizar o bloqueio por limite de envio do Gmail

- Você enviou uma mensagem para um grande grupo de pessoas
  • A mensagem de erro “Limite de envio do Gmail” aparece se você enviar um e-mail para mais de 500 destinatários em um único e-mail ou enviar mais de 500 e-mails em um dia.
  • Ao receber esse erro, você poderá enviar e-mails novamente em até 24 horas.
  • Você pode evitar esse bloqueio no futuro criando um Grupo do Google de todos os destinatários e enviando a mensagem para o endereço de e-mail do grupo ou enviando um e-mail para um número menor de destinatários.
- As mensagens que você enviou não puderam ser entregues
  • Você encontrará esse erro quando os e-mails enviados não puderem ser entregues devido a um endereço de destinatário inválido ou porque as mensagens foram devolvidas pelo servidor de e-mail do destinatário. No entanto, você deve conseguir reenviar as mensagens em até 24 horas.
  • Você pode evitar o erro atualizando o endereço de e-mail do destinatário na sua lista de Contatos.
Conforme mencionado anteriormente, às vezes você pode ter o bloqueio do Limite de envio do Gmail mesmo sem exceder o número de destinatários. É importante observar que a restrição é imposta ao número de destinatários e não às mensagens. 

Você pode evitar o bloqueio seguindo as dicas abaixo:
  • Mantenha o número de destinatários mais baixo inicialmente, talvez entre 50-100 nomes. Aumente o número de destinatários apenas quando necessário.
  • Se sua conta estiver associada a outros endereços que não sejam do Gmail, as regras de limite do Gmail ainda são consideradas quando você usa esses outros endereços de e-mail para enviar as mensagens.
  • Certifique-se de que a Caixa de Saída do Gmail não tenha muitas mensagens aguardando o envio, pois isso pode aumentar o limite de quota diária.
  • Não abra o Gmail em várias janelas diferentes no mesmo computador ou mesmo em computadores diferentes simultaneamente.
  • Envie os e-mails para destinatários ativos da sua lista de contatos e para quem você tem certeza que deseja receber seu e-mail, caso contrário, o destinatário poderá marcá-lo como “Spam”.
  • Evite o envio contínuo de muitas mensagens para muitos usuários que não desejam receber suas mensagens, caso contrário, o Gmail poderá sinalizar sua conta como 'spammer' e poderá encerrar a conta por violação dos termos de serviço.
  • O Gmail não foi projetado para enviar e-mails em massa, portanto, evite usá-lo para essa finalidade.
Se você também estiver usando o Gmail como sua conta comercial para enviar boletins informativos, brochuras de marketing, etc., seria sensato seguir as regras de limite de envio ou optar por um serviço de mala direta como MailChimp.

Conclusão

Seguir as diretrizes simples mencionadas acima o ajudará a evitar o bloqueio da sua conta por ultrapassar o limite de envio diário do Gmail. Mas agora você sabe quantos e-mails pode enviar diariamente pelo Gmail. Portanto, não exceda o limite e evite ter sua conta do Gmail bloqueada por até 24 horas.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir