Como usar a Pesquisa do Gmail

Como usar a Pesquisa do Gmail

Como muitos de vocês, uso o Gmail há anos. Embora haja muitas coisas para gostar nele, um recurso em particular sempre impressiona: a pesquisa. Não é nenhuma surpresa que o Google adicionaria recursos de pesquisa poderosos ao seu sistema de e-mail, mas existem muitos recursos excelentes que às vezes passam despercebidos da maioria dos usuários do Gmail.

Dicas para a pesquisa do Gmail

Vamos dar uma olhada em algumas dicas de pesquisa do Gmail para que você possa obter o máximo deste serviço de e-mail incrível da Google.

Pesquisar e-mails importantes

Há muito tempo que o Gmail é realmente ótimo em compreender padrões em que você abre e lê/responde de forma consistente a e-mails de determinados remetentes. Conforme esses padrões se desenvolvem, o Gmail marcará esses e-mails como “importantes” com uma seta amarela acima do nome do remetente.

Para encontrar esses e-mails: dentro da caixa de pesquisa, digite: is:important. Se você quiser as mensagens importantes e que ainda não foram lidas, você também pode digitar: is:important is:unread. Certifique-se de que ambas as consultas sejam digitadas juntas para localizar e-mails importantes e não lidos.

Pesquisar Anexos

Esta pesquisa é bastante autoexplicativa, pois encontrará todos os seus e-mails que contenham anexos. Pode ser qualquer coisa, desde uma imagem, um documento ou um vídeo. Para fazer esta pesquisa, digite has:attachment. Se você estiver procurando por anexos de uma pessoa específica, digite from:nome has:attachment. Você pode até adicionar o nome do arquivo ou sua extensão (.pdf, .doc, .ppt, .xls, etc.) para obter resultados mais exatos.

Pesquisar arquivos grandes

Este é outro que é bastante autoexplicativo, mas, neste caso, você está procurando qualquer e-mail que inclua arquivos grandes. Para iniciar sua busca, basta digitar size:xx onde xx representa qualquer número que você está tentando encontrar para um tamanho de arquivo em bytes. Isso é especialmente útil se você deseja localizar arquivos grandes que podem ser excluídos para liberar espaço na Caixa de Entrada do Gmail.

Pesquisar e-mails de uma pessoa específica

Sabe aqueles momentos em que não consegue encontrar os e-mails do seu chefe, professor ou loja de móveis da semana anterior? A pesquisa do Gmail torna isso fácil de fazer. Basta digitar from:nome da pessoa e aguardar o resultado aparecer na tela. Você pode informar também o email da pessoa/empresa que você quer encontrar as mensagens no lugar do nome.

Pesquise palavras e frases exatas

Pesquisar frases é outra coisa incrivelmente fácil de fazer no Gmail. Tudo o que você precisa fazer é incluir aspas ao redor da palavra ou frase pretendida. Por exemplo: se você deseja pesquisar “jantar com a mamãe”, digite essa frase e, em seguida, pesquise e encontre o resultado. Observe que você também pode usar este método com outras funções de pesquisa nesta lista para encontrar um resultado ainda mais exato se a sua pesquisa por palavra ou frase for mais comum.

Pesquisa por assunto

Pesquisar e-mails por assunto é incrivelmente fácil. Digite subject: seguido por qualquer palavra, frase ou nome que você gostaria de encontrar. Qualquer linha de assunto que contenha essa palavra ou frase aparecerá no resultado da pesquisa. Para ajudar a tornar um pouco mais fácil, a mágica do Gmail fornecerá o que acredita serem os resultados mais relevantes.

Pesquisar emails com marcadores ou sem marcadores

Os marcadores são um dos aspectos mais úteis do Gmail e muito mais do que as pastas são para o Outlook. Usá-los pode ajudar a manter sua Caixa de Entrada super organizada, o que torna essa pesquisa ainda mais útil. Para pesquisar qualquer e-mail que tenha um marcador, pesquise has:userlabels e você encontrará todos os e-mails que possuem um marcador.

Por exemplo, se você pesquisar “label:Viagem”, todos os e-mails das viagens aparecerão nos resultados.

Pesquisar e-mails de um determinado período de tempo

Muitas vezes você sabe mais ou menos o período de tempo que recebeu um e-mail, mas não o dia exato. Não tenha medo, pois o Gmail permite pesquisas facilmente por um período de tempo específico. Você pode usar uma das quatro pesquisas, incluindo “after”, “before”, “older” e “newer”. Em outras palavras, você pode configurar uma pesquisa parecida com after:31/01/2020 before:01/03/2020, resultando em e-mails de fevereiro/2020.

Cancelar assinatura de boletins informativos

Uma das maneiras mais importantes de usar a pesquisa do Gmail é interromper todos aqueles boletins incômodos que chegam todos os dias. Digite label:^unsub e você encontrará todos os e-mails que possuem a opção de cancelar a inscrição naquele site. A partir daqui, você pode ler todos os boletins informativos e começar a cancelar a assinatura que não quiser mais.

Pesquisar todas as fotos

Semelhante à pesquisa de anexos, há uma consulta de pesquisa mais específica para localizar qualquer e-mail que possua uma imagem. Digite filename:jpg e comece sua pesquisa. Você também pode substituir JPG por PNG, GIF ou JPEG para obter um conjunto diferente de resultados, se necessário.

Pesquisar em pastas

Se você quiser fazer uma pesquisa rápida em sua caixa de entrada, e-mails enviados ou na lixeira, você pode fazer isso facilmente. Digite in:nome da pasta e faça sua busca. Se você quiser olhar em sua pasta de enviados, sua pesquisa seria semelhante a in:sent

Anexo de pesquisa do Drive

Se você costuma envia arquivos pelo Drive com frequência, você deve saber que existem vários operadores de pesquisa para anexos específicos do Drive. Por exemplo Has:drive mostrará todos os e-mails com qualquer anexo relacionado ao Drive, enquanto has: document é específico para documentos, has:spreadsheet é para planilhas e has:presentation é para apresentações de slides.




Comentários

  1. Qual o tempo máximo que o gmail guarda seus emails? Tem como aumentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não existe prazo de validade dos email. Eles não são apagados da sua conta automaticamente pelo Gmail. O único prazo existente é o de permanência na Lixeira. Neste caso, as mensagens apagadas ficam na Lixeira por 30 dias e depois desse prazo, são apagadas automaticamente.

      Excluir

Postar um comentário

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail