Como gerenciar as configurações de segurança e privacidade do Gmail

Como gerenciar as configurações de segurança e privacidade do Gmail

Quando você usa o Gmail, há uma série de opções de segurança e privacidade que você pode definir e gerenciar.

O Google possui um conjunto completo de ferramentas que você pode usar para verificar e ajustar suas configurações de segurança, tanto para o Gmail quanto para os demais serviços da Google. Neste artigo, você descobrirá como executar a Verificação de segurança da Google, a Verificação de privacidade e como ajustar as configurações da Google para que sua conta fique segura.

Comece acessando myaccount.google.com, onde você pode gerenciar muitas das configurações de sua conta Google. Você verá várias seções nesta página, uma para Privacidade e Personalização, uma para Verificação de Segurança (Mantemos sua conta protegida), uma para Armazenamento de conta e uma que sugere que você Faça um Check-up de Privacidade (Sugestões de Privacidade Disponíveis). E há opções adicionais na barra lateral, como suas Informações Pessoais, Dados e Personalização, Segurança, Pessoas e Compartilhamento e Pagamentos e Assinaturas.

Verificação de segurança do Google

Comece com a Verificação de segurança, na seção “Mantemos sua conta Protegida” (essa seção pode exibir os problemas de segurança encontrados na sua conta que você precisa verificar). Clique em Primeiros passos nessa seção, faça login em sua conta e siga as instruções. Existem cinco itens nesta lista de verificação para percorrer, discutidos a seguir.

Seus dispositivos

Você pode verificar todos os seus dispositivos conectados. São computadores, tablets e smartphones que se conectaram à sua conta do Google. Se você vendeu ou deu um dispositivo recentemente, é uma boa ideia removê-lo da lista. Ou se você vir um dispositivo desconhecido na lista, você deve removê-lo. Clique no menu de três pontos e escolha Sair desse dispositivo desconhecido. Se precisar de mais informações, clique em Não reconhece um dispositivo? e siga as instruções.

Ocorrências de segurança recentes

Agora você pode ver os eventos de segurança recentes. Isso avisa quando você faz login em sua conta em diferentes dispositivos e lista todas as alterações feitas, como sua senha ou seu número de telefone ou endereço de e-mail de recuperação. Além de listar outras atividades da sua conta, como por exemplo, a geração do arquivo de dados da sua conta pelo Google Takeout. Se algo parecer suspeito, clique em Não reconhece um evento? e siga as instruções.

Verificação em duas etapas

A próxima seção é para a verificação em duas etapas. A Google oferece esse recurso de segurança que protege seu e-mail e o restante de sua conta do Google. É uma boa ideia ativá-lo, caso ainda não o tenha feito. Se você já configurou a verificação em duas etapas, verá seus números de telefone aqui e também verá se configurou o aplicativo Google Authenticator para criar códigos únicos. Se ainda não tiver ativado, você pode ativar a verificação em duas etapas agora. Quando ativar a verificação em duas etapas, é importante adicionar opções alternativas para a geração do código, como por exemplo, adicionar um telefone de reserva e imprimir os Códigos de backup (10 códigos que você pode deixar na sua carteira para serem usados em uma emergência).

Configurações do Gmail

Na seção de Configurações do Gmail, você verá os endereços que bloqueou, se o encaminhamento automático está ativado, se existe a configuração de enviar e-mails com diferentes endereços de e-mails e outros recursos. Mas a maioria das configurações de sua conta do Gmail podem ser acessadas diretamente dentro da própria conta do Gmail.

Suas senhas salvas

Esta seção informa quantas e quais senhas você salvou de sites e aplicativos, e oferece para fazer uma verificação das senhas salvas. Este último recurso é útil para ver se você está reutilizando senhas ou se alguma de suas senhas é fraca. Além disso, é oferecido também o Check-up de senha, onde você será alertado se suas senhas de outros sites e aplicativos foram comprometidas, o nível de segurança delas e se você usou alguma delas mais de uma vez.

Informações pessoais

Esta seção é onde você atualiza informações sobre você, como seu nome, data de nascimento e senha. Algumas dessas informações estão visíveis para outras pessoas em seu perfil da Google. (Edite o que está visível na seção logo abaixo Escolha o que as outras pessoas podem ver na parte inferior da página.) Você pode editar as Informações de Contato - endereços de e-mail principal, alternativos, de recuperação e outros. Se você se preocupa com a sua conta, não deixe de incluir um e-mail de recuperação para utilizar em caso de necessidade (perda da senha, por exemplo).

Dados e personalização

Esta seção oferece várias opções. Você pode fazer o Check-up de privacidade, que o orienta por uma série de configurações sobre o quanto de seus dados são compartilhados. Isso abrange suas ações e atividades em serviços como o YouTube, o Google Photos, histórico de localização, preferências de anúncio e atividades e linha do tempo.

Uma opção disponível aqui é ativar a exclusão automática de seu histórico de localização, o que você pode querer fazer se usar o Google Maps.

Na seção Controle de atividade, você pode ativar ou desativar a gravação de certos tipos de informação, como Atividade na Web e de apps, Histórico de localização, Informações do dispositivo, Atividade de voz e áudio e Histórico de exibição do YouTube. Você pode então gerenciar o que compartilha no YouTube, controlar o que os outros veem sobre você e muito mais.

Segurança

Na seção Segurança, você verá algumas configurações que também aparecem na Verificação de segurança da Google, descrita acima. Mas também há uma seção Fazer login em outros sites, que lista todos os sites nos quais você fez login com sua conta Google. É uma boa ideia verificar essas informações e remover aqueles que não utiliza mais. A seção Gerenciador de Senhas lista as senhas que você armazenou no Google Chrome. E Contas Vinculadas são aquelas em que você concedeu à Google, acesso aos seus dados de sites de terceiros. Aqui entra por exemplo o Spotify e o Netflix, dentre outros. Verifique quais aparecem na sua conta, se houver.

Pessoas e compartilhamento

Esta seção dá acesso aos seus contatos, se você estiver usando um dispositivo Android ou Chromebook, e também permite que você gerencie o compartilhamento de localização, gerenciar a Sua família no Google (utilizado na Google Play) e permite que você escolha o que os outros veem sobre você.

Pagamentos e assinaturas

Esta seção cobre informações de pagamento, compras, assinaturas e reservas que você realizou com o Google Pay. Se você não usa o Google Pay, não terá nenhum dado aqui. No entanto, descobri que tinha um cartão de crédito antigo e expirado na seção Métodos de pagamento. Confira os seus dados e remova aqueles que desejar.

Dicas de segurança do Gmail

A página de Dicas de Segurança do Gmail oferece alguns conselhos sobre como proteger sua conta do Gmail. A primeira etapa direciona você para a Verificação de segurança da Google discutida acima. A segunda etapa é uma série de dicas de segurança específicas para um computador, um dispositivo Android ou um iPhone ou iPad. Inclui itens como criar uma senha forte, verificar suas configurações do Gmail (veja abaixo), atualizar seu navegador e relatar golpes, spam e phishing.

Configurações do Gmail

Para verificar as configurações da sua conta do Gmail, faça login nessa conta. Na tela inicial, à direita, você verá um ícone de engrenagem. Clique ali e em Ver todas as configurações. Esta página possui várias guias e dezenas de configurações individuais. A maioria deles afeta a maneira como o Gmail é exibido, como ele lida com diferentes tipos de mensagens, quaisquer endereços filtrados ou bloqueados e muito mais. Confira e remova qualquer coisa suspeita que perceber nessas configurações.

Conclusão

É uma boa ideia passar por todas essas verificações de segurança e privacidade da sua conta do Gmail e da Google de vez em quando. Mesmo se você usar apenas o Gmail, ainda precisará verificar as configurações gerais da sua conta Google para garantir que seus dados estejam seguros e sua identidade protegida.

A Google torna bastante fácil gerenciar a segurança da sua conta, então, se você não os verifica há algum tempo, este seria um bom momento para seguir os passos descritos neste artigo.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir