Como evitar que e-mails legítimos sejam marcados como Spam no Gmail

Como evitar que e-mails legítimos sejam marcados como Spam no Gmail

Os serviços de e-mail como o Gmail classificam automaticamente as mensagens como Spam se elas parecerem como Spam. E, em geral, o sistema anti-Spam do Gmail é excelelente. Mas esses filtros não são perfeitos e, ocasionalmente, você pode ver mensagens que deseja receber na sua Caixa de Entrada serem enviadas para a pasta de Spam.

Como garantir que você sempre receberá emails de um determinado remetente?

Em primeiro lugar, adicione o endereço de e-mail do remetente aos seus contatos ou catálogo de endereços. Isso informa ao sistema do Gmail que você deseja se relacionar com esse remetente específico  portanto, receber mensgens dele. Por exemplo, se você sempre deseja receber e-mails do boletim informativo de um determinado site, adicione o email desse site onde você se inscreveu aos seus contatos. Se você deseja garantir que as mensagens de um amigo nunca sejam enviadas para Spam, adicione também o endereço de e-mail desse amigo à sua lista de endereços.

Em segundo lugar, se uma mensagem acabar sendo classificada como Spam de qualquer maneira, vá à pasta Spam do seu e-mail, selecione a mensagem que você não considera Spam e clique em Não é Spam (ou um botão semelhante se estiver utilizando algum cliente de e-mail). O sistema do seu Gmail aprenderá sobre suas preferências enquanto você faz isso.

1) Como adicionar um contato no Gmail

Para impedir preventivamente que as mensagens futuras de um remetente sejam marcadas como Spam, adicione esse remetente aos seus contatos.

Para fazer isso no Gmail, passe o cursor do mouse sobre o nome do remetente na parte superior da mensagem de e-mail. Clique em Mais informações e depois  em Adicionar aos contatos (ícone de um bonequinho na lateral direita da tela do Gmail).

2) Como informar que uma mensagem não é Spam no Gmail

Digamos que um e-mail desse remetente já tenha sido marcado como Spam. No Gmail, abra o e-mail que foi enviado para o Spam. Se você ainda não o removeu da pasta Spam, clique no botão Não é Spam na parte superior do e-mail.

Se o seu serviço de e-mail tiver a opção de marcar como Não é Spam ou algo semelhante, você também pode clicar nisso. No entanto, geralmente é melhor adicionar um remetente aos seus contatos. Esse é um sinal mais claro para o seu serviço de e-mail de que você deseja ver os e-mails desse remetente.

3) Como criar um filtro no Gmail

Por último, caso o problema continue acontecendo e as mensagens desse remetente continue indo para o Spam, mesmo depois de você ter adicionado o email na sua lista de contatos e marcado Não é Spam, crie um filtro no Gmail para impedir que as mensagens desse remetente caiam novamente no Spam.

Na caixa de pesquisa do Gmail (onde aparece a lupa), digite o endereço do remente, por exemplo, nomeusuario@gmail.com (hipoteticamente).

Após aparecer os resultados da pesquisa, onde serão listados os emails recebidos desse remetente, clique em Pesquisa avançada no topo da página.

Clique no botão Criar filtro.

Na tela seguinte, marque a caixinha Nunca enviar para Spam.

Em seguida, clique no botão Criar filtro novamente.


Pronto.

Agora verifique que as próximas mensagens do remetente serão recebidas na sua Caixa de Entrada e nunca mais cairão na sua pasta Spam.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir