Como criar Perfis de Usuários no Android

Como criar Perfis de Usuários no Android

De aplicativos bancários a conversas de texto pessoais, seu telefone Android provavelmente está cheio de muitas informações sigilosas e confidenciais.

No entanto, quando seu filho deseja jogar no seu telefone ou você precisa permitir que um membro da família/amigo o use para fazer uma chamada, você se sente confortável? Isso não quer dizer que a pessoa que usa seu telefone causaria algum problema intencionalmente, mas seria bom se essa pessoa não tivesse acesso às suas informações confidenciais, correto?

Felizmente, seu telefone Android torna isso muito fácil e permite que outras pessoas o usem, mas bloqueia o acesso a todas as suas informações. Você pode fazer isso adicionando outro usuário ou habilitando o modo visitante no seu Android. Veja a seguir como funcionam.

Como adicionar outro usuário no Android
  • Na tela inicial, deslize para baixo duas vezes para acessar as Configurações rápidas.
  • Toque no ícone de pessoa no canto inferior direito das Configurações rápidas.
  • Toque em Adicionar usuário .
  • Toque em OK no pop-up.
  • Siga os passos seguintes até finalizar a inclusão da nova conta Google para o novo usuário.
Com isso feito, seu telefone Android deve ter a aparência que tinha quando você o tirou da caixa com o perfil do novo usuário que você criou. O seu telefone está essencialmente sendo executado como um dispositivo totalmente novo. O layout da tela inicial está em seu estado padrão, todos os aplicativos instalados em seu perfil de usuário principal estão ocultos e assim por diante.

Agora que seu novo usuário foi criado, podemos facilmente voltar ao seu perfil principal seguindo os passos abaixo:
  • Na tela inicial, deslize para baixo duas vezes para acessar as Configurações rápidas.
  • Toque no ícone de pessoa no canto inferior direito das Configurações rápidas.
  • Toque em seu perfil principal.
Simples assim, você está em sua tela inicial normal e seu telefone está de volta ao que era. Embora esse método de adicionar um novo usuário seja um pouco trabalhoso para permitir que alguém use seu telefone rapidamente por alguns minutos, ele pode ser útil para o caso de um filho, cônjuge, colega de quarto ou outra pessoa com quem você precise compartilhar seu telefone por mais tempo.

Você inclusive pode criar um outro perfil para você mesmo, se desejar separar da sua conta pessoal. Por exemplo, criar um perfil profissional de trabalho. Assim você evita misturar assuntos de trabalho com assuntos pessoais, o mesmo acontecendo com os seus contatos profissionais não sendo misturados com os seus contatos pessoais e familiares.

Como ativar o modo Convidado no Android

A seguir, vamos falar sobre o "Modo Convidado" do Android. Isso é o mais apropriado quando você estiver emprestando seu telefone a alguém rapidamente, como quando seu amigo precisa fazer uma ligação rápida.

Ativar o modo visitante é muito mais simples do que adicionar um novo usuário, pois não é necessário incluir uma conta Google e seguir todo o processo de criação. O processo do convidado é o seguinte:
  • Na tela inicial, deslize para baixo duas vezes para acessar as Configurações rápidas.
  • Toque no ícone de pessoa no canto inferior direito das Configurações rápidas.
  • Toque em Convidado .
Com apenas alguns toques, seu telefone será alterado para um layout simplificado, feito sob medida para que outras pessoas usem seu telefone com segurança. Elas não poderão ver suas notificações. Sua conta do Google foi temporariamente escondida e todos os seus aplicativos pessoais permanecem ocultos.

O modo visitante não foi projetado para ser usado como um perfil permanente, pois a funcionalidade é limitada, mas dependendo da situação, é provavelmente melhor usar isso do que criar um perfil completamente novo.

Mantenha suas informações seguras

Você não precisa necessariamente criar um novo perfil de usuário para o seu filho ou habilitar o modo visitante toda vez que alguém usar seu telefone rapidamente, mas se quiser ter a certeza de que suas informações pessoais só estarão disponíveis aos seus olhos, essas são duas ferramentas que definitivamente vale a pena conhecer.



Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

Como proteger a sua conta Google/Gmail

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir