Como proteger a sua conta Google/Gmail

Como proteger a sua conta Google/Gmail

O processo de restabelecer a segurança de uma conta Google depois que ela foi recuperada de um ataque de hackers pode ser dividido em duas partes:
  • Proteger a configuração da conta do Gmail e
  • Proteger a configuração da conta do Google que mantém a sua conta do Gmail.
Ambas configurações (do Gmail e da Conta Google) devem ser verificadas e corrigidas para o caso delas terem sido alteradas pelo hacker e assim evitar que a conta seja comprometida ou acessada novamente sem a sua autorização.

1) Verificando a segurança da Conta do Gmail
A Google criou as Dicas de segurança do Gmail, que pode ser utilizada para garantir que a sua conta do Gmail esteja segura e verifica algumas configurações de segurança relacionadas à sua conta. Implemente todas as dicas indicadas neste link da Central de Ajuda Google.

2) Verificando a segurança da Conta Google
A Google também criou a Verificação de Segurança da conta, que executa uma função semelhante no nível da conta. Clique neste link da Central de Ajuda Google. 

A seguir detalharemos algumas das partes mais importantes dos itens acima.

Início da verificação
  • Vá até a parte inferior direita da página do Gmail. Em seguida, clique na palavra “Detalhes” onde diz “Última atividade da conta” e veja se há alguma outra sessão conectada à sua conta (“Esta conta está aberta em outro local”). Em seguida, clique em “Sair de todas as outras sessões”.
  • O próximo passo é mudar a sua senha, mas já aviso logo que teremos de alterar essa senha novamente no final desses passos de verificação. Então agora não é preciso se preocupar ainda em idealizar uma senha muito forte.
  • Consulte a primeira seção em Segurança da conta abaixo para consultar o passo a passo para alterar a sua senha. Em seguida, verifique todos os itens a seguir e verifique se eles estão configurados corretamente.
Potencial SPAM:
São as configurações da sua conta do Gmail que podem ter sido alteradas pelo hacker e gerar SPAM nas mensagens que forem enviadas da sua conta:
  • Configurações -> Geral -> Assinatura
    Certifique-se de que nada foi adicionado na sua assinatura do Gmail. Certifique-se de rolar o texto da assinatura até embaixo, para o caso das alterações não estarem visíveis no quadro inicial da assinatura.
  • Configurações -> Geral -> Resposta automática de férias
    Verifique se a configuração foi alterada e desligue a funcionalidade, se necessário.
Roubo de mensagens:
São as configurações que podem resultar no roubo das suas mensagens  enviadas e/ou recebidas (talvez sem qualquer indicação de que isso está acontecendo).
  • Configurações -> Encaminhamento e POP / IMAP -> Download POP
    É melhor desativar esta opção, a menos que você a utilize, caso contrário, a sua conta pode estar sendo acessada via POP sem o seu conhecimento.

  • Configurações -> Encaminhamento e POP / IMAP -> Acesso IMAP
    É melhor desativar esta opção, a menos que você a utilize, caso contrário, a sua conta pode estar sendo acessada via IMAP sem o seu conhecimento.

  • Configurações -> Encaminhamento e POP / IMAP -> Encaminhamento
    O encaminhamento deve ser desativado ou verificado se os endereços do e-mail de encaminhamento estão corretos. Se houver algum endereço de e-mail desconhecido, remova-o imediatamente.

  • Configurações -> Filtros
    Verifique se existe algum filtro definido na sua conta e exclua todos que não reconheça, principalmente aqueles que reencaminhem ou excluam mensagens da sua conta.

  • Configurações -> Contas e importação -> Enviar e-mail como
    Certifique-se de usar o endereço de e-mail correto e exclua todas as entradas não reconhecidas. Clique também no link "editar informações" à direita e verifique se cada entrada que você possui (incluindo a padrão) não possui um endereço de resposta definido para uma conta que você não possui.

Segurança da Conta
São configurações que melhoram a segurança da conta Google, bem como tornam a sua recuperação mais fácil em caso de comprometimento ou perda do acesso.

Observe que o caminho usado abaixo (Configurações -> Contas e importação -> Alterar configurações da conta -> Outras configurações da conta do Google para chegar nas configurações da conta pode ser acessado diretamente usando o link direto para as configurações da conta: https://myaccount.google.com/
  • Configurações -> Contas e importação -> Alterar configurações da conta -> Segurança -> Alterar senha
    Escolha uma nova senha segura.
    Link direto

  • Configurações -> Contas e importação -> Alterar configurações da conta -> Alterar opções de recuperação de senha
    Verifique o número do telefone de recuperação, o endereço de e-mail de recuperação e pergunta de segurança, se houver. Corrija todos eles, se necessário.
    - Link direto
  • Configurações -> Contas e importação -> Alterar configurações da conta -> Outras configurações da Conta do Google -> Informações pessoais e privacidade -> Suas informações pessoais
    Verifique seu nome e demais informações pessoais. Corrija todas as informações, se necessário.
    - Link direto

  • Configurações -> Contas e importação -> Alterar configurações da conta -> Outras configurações da conta do Google -> Segurança
    Na janela “Mantemos sua conta protegida”, clique em “Primeiros passos” e faça uma verificação de segurança em todos os itens listados. Retorne na tela anterior e verifique todas as seções, principalmente as seções “Seus dispositivos”, “Apps do Google que tem acesso à conta” e “Fazer login em outros sites”. Remova tudo que for suspeito ou não reconhecido.
    Link direto
  • Configurações -> Contas e importação -> Alterar configurações da conta -> Outras configurações da Conta do Google > Segurança -> Como fazer login no Google -> Verificação em duas etapas
    Para segurança adicional da conta, ative a verificação em duas etapas e certifique-se de salvar um conjunto de códigos de backup conforme as instruções durante a configuração.
    Link direto
Agora que sua conta está segura, verifique novamente se há outras sessões conectadas (Verifique acima "Início da Verificação"). Se ainda houver outra sessão na conta, repita o procedimento acima até que você tenha tudo protegido com sucesso e ninguém mais está conectado na sua conta. Agora que a conta está totalmente protegida e você verificou que ninguém mais está conectado nela, você deve alterar a senha uma última vez.

E não se esqueça de completar a Lista de verificação de segurança do Gmail e da Verificação de Segurança da Conta mencionadas acima, periodicamente (de seis em seis meses), para garantir a segurança e integridade da sua conta Google.

informações adicionais









Comentários

Postar um comentário

In-feed

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

Como ativar a verificação em duas etapas no Gmail

Também pode lhe interessar: