Como ativar a verificação em duas etapas no Gmail


Ative a verificação em duas etapas para aumentar a segurança da sua conta Google

A Google oferece a verificação em duas etapas para todas as suas contas, um sistema que torna sua conta Google/Gmail - a conta que possivelmente contém a maior parte de sua comunicação privada online - consideravelmente mais segura. Na verdade, o ideal é que todos que usam o Gmail também utilizem esse recurso o mais rápido possível. Veja o porquê e como.

O que é a verificação em duas etapas?

A única coisa que existe entre um hacker e sua conta Google - e mais importante, suas informações confidenciais - é sua senha. Mesmo se você tivesse a senha mais forte que poderia gerar aleatoriamente, se alguém conseguisse descobrir essa senha, essa pessoa conseguiria entrar na sua conta Google.

A verificação em duas etapas oferece uma maneira mais segura para a Google verificar se você é quem diz ser quando você faz login em sua conta Google em um local novo, como novo navegador da web, um novo aplicativo ou em um novo dispositivo celular. Com a verificação em duas etapas, sua senha não é suficiente por si só para dar acesso à sua conta.

Como a Google informou:

A verificação em duas etapas requer dois fatores independentes para autenticação, assim como você já tem quando utiliza o seu banco para transações bancárias: sua senha e um código que você usa apenas uma vez.

Esses dois fatores são:
  1. Sua senha (como sempre)
  2. Um código de verificação de uso único que a Google envia para o seu telefone de uma das seguintes maneiras: 
  • Usando o aplicativo Google Authenticator disponível para Android e iPhone.
  • via SMS.
  • através de uma chamada de voz (ou seja, você pode até mesmo usar um telefone fixo se você não tiver um telefone celular - basicamente, a chamada leria o código para você).
  • E ainda por meio de confirmação no seu aparelho (SIM ou NÃO). Neste caso não é necessário informar o código. Basta clicar em  "SIM" no seu telefone.
Tanto sua senha quanto o código de verificação de uso único são necessários para fazer login em um novo navegador. Você pode então dizer à Google para se lembrar de seu login naquele computador. A partir daí, nos novos logins no mesmo computador/navegador, não será necessário receber o código de verificação.

Como configurar a verificação em duas etapas

Se você está convencido de que deseja essa segurança adicional, ou pelo menos deseja experimentar a verificação em duas etapas, basta fazer login em sua conta da Google e acessar a página de gerenciamento da conta Google (https://myaccount.google.com/).

No lado esquerdo da página, clique em Segurança, na seção “Como fazer login no Google” clique na opção “Verificação em duas etapas”.

Agora siga os passos para a configuração de verificação em duas etapas da Google. É muito simples: essencialmente, você precisa adicionar um novo telefone que deseja usar para a verificação em duas etapas, confirmar se é realmente o seu telefone (você pode fazer isso de várias maneiras diferentes, dependendo do método que está usando. Basta seguir o assistente de configuração para qualquer método que estiver usando.

Depois de configurar seu telefone principal, você também pode adicionar um telefone backup - um número confiável que você também pode acessar se, por exemplo, perder seu telefone principal - para que ainda possa acessar sua conta. Você pode até imprimir alguns códigos alternativos de backup para carregar na carteira ou em algum lugar seguro. Não se esqueça de imprimir esses códigos alternativos. Eles são muito necessários se você perder o acesso ao seu telefone principal.

Usando a verificação em duas etapas

O processo de login em sua conta da Google a partir de um novo navegador será agora parecido com este:
  1. Você visita uma página de login da Google normalmente.
  2. Você digita seu nome de usuário e senha, como sempre.
  3. Agora é solicitado que você insera um código que está vinculado apenas a um número de telefone fornecido por você. Você pode receber este código em seu telefone usando o aplicativo Google Authenticator, ou via SMS ou por chamada de voz, ou via confirmação direto no aparelho (ou, ainda, se estiver sem o seu telefone, usando um de seus códigos alternativos de backup que você imprimiu).
  4. Você insere o código e, opcionalmente, marca a caixinha para lembrar a verificação para aquele computador (marca-o como confiável), clica em verificar e pronto.
É bastante simples, apesar de trazer um passo a mais ao seu login. Pessoalmente, acho que a segurança adicional vale a pena.

Já usou a verificação em duas etapas da Google em sua conta do Gmail? Lembrou de configurar as opções de backup? 

Apesar de, ao ativar a verificação em duas etapas e aumentar a segurança da sua conta Google, se em algum momento você perder o acesso à sua conta Google, siga o Passo a Passo do processo de recuperação de contas.

É sempre importante conferir as Dicas e sugestões e também as Perguntas Frequentes (FAQ) sobre o processo de recuperação do acesso à uma conta Google/Gmail.

Responda a todas as perguntas da melhor forma possível para recuperar o acesso à sua conta Google.


Comentários

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir