Por que você recebe e-mails destinados a outras pessoas no seu Gmail

Por que você recebe e-mails destinados a outras pessoas no seu Gmail

O Gmail diz que todas contas de e-mail criados em sua plataforma são únicos. Mas dessa definição de exclusividade, o Gmail removeu o ponto.

Se o remetente adicionar pontos ao seu endereço do Gmail, você ainda receberá esse e-mail.

Você também receberá emails endereçados à versão sem pontos do seu email, caso tenha criado a sua conta com pontos no endereço do Gmail.

Um ponto pode ser interpretado de várias maneiras. No entanto, para o Gmail, o ponto não existe. E esse é o grande problema, que apesar de explicado pelo Google anos atrás, continua a confundir os usuários do Gmail toda vez que eles recebem e-mails destinados a outra pessoa onde a única diferença no endereço é o ponto.

O Gmail diz que todos as contas de e-mail criados em sua plataforma são únicos. Mas dessa definição de exclusividade, o Gmail removeu o ponto. Para o Gmail, o ponto não existe. Apenas números e letras fazem a diferença em uma conta do Gmail.

Então, há momentos em que você recebe e-mails de pessoas desconhecidas destinadas a pessoas desconhecidas para você. Por exemplo: digamos que seu endereço de e-mail seja joaomaria@gmail.com, mas você pode acabar recebendo e-mails de um remetente desconhecido endereçado a joao.maria@gmail.com ou jo.ao.ma.ria@gmail.com. A experiência pode ser irritante e desconcertante ao mesmo tempo. Com várias ocorrências de ataques de vírus e roubo de contas de email ocorrendo todos os dias, é bastante natural pensar que sua conta do Gmail foi sequestrado ou que alguém pode ter uma conta duplicada sua.

Existem várias possibilidades de por que você está recebendo e-mails de pessoas desconhecidas. Explicamos alguns deles:

- Endereços de Gmail sem ponto: os pontos não importam no Gmail. Se o remetente adicionou pontos ao seu endereço, você ainda receberá esse e-mail. Você possui todas as versões possíveis com pontos do seu Gmail. Mas seu e-mail está seguro e só você poderá acessá-lo.

Exemplo: se o seu e-mail for josedasilva@gmail.com, você possui todas as versões pontilhadas do seu e-mail, como jose.da.silva@gmail.com, joseda.silva@gmail.com ou ainda j.o.s.e.d.a.s.i.l.v.a@gmail.com.

- Endereços de Gmail com ponto: você também receberá e-mails endereçados à versão sem pontos do seu e-mail.

Exemplo: Ao contrário do exemplo anterior, se o seu e-mail for jose.da.silva@gmail.com, você também possui a versão sem pontos do seu e-mail, que é josedasilva@gmail.com e receberá as mensagens enviadas para ele.

- Se o seu endereço não estiver no e-mail: Se você receber muitas mensagens endereçadas a outra pessoa, verifique se alguém está encaminhando acidentalmente o e-mail para você. Você pode entrar em contato com o remetente para informar sobre o erro.

- Gmail e Googlemail são iguais: as mensagens enviadas para @gmail.com e @googlemail.com são iguais. Por exemplo: jaomaria@gmail.com e joaomaria@googlemail.com são os mesmos e a mensagem enviada em qualquer um dos endereços será entregue na mesma caixa de entrada.

- Mensagem de spam: Se nenhum dos casos acima, você provavelmente está recebendo SPAM por remetentes de lixo eletrônico. Os spammers muitas vezes inserem endereços de e-mail aleatórios no campo "Cco" para tentar fazer com que as pessoas respondam. Isso acontece se o seu nome for comum. Você pode denunciar spam clicando na opção Denunciar spam.

Etapas a serem executadas se você receber o e-mail de outra pessoa: o Google sugere que você execute as seguintes etapas caso receba e-mail desconhecido.
  • Notifique o remetente. Mas apenas se a mensagem parecer irrelevante e não suspeita. Se for uma mensagem suspeita, respondê-la significará que você pode acabar sendo vítima de fraude digigal ou de passar a receber ainda mais mensagens SPAM.
  • Para e-mails suspeitos, denuncie o e-mail como SPAM ou PHISHING nas opções da própria mensagem.
  • Cancele a sua inscrição de boletins informativos nos quais você não se inscreveu. Apesar de ser mais fácil falar do que fazer, considerando que os spammers são persistentes, vale a pena fazer esse cancelamento se você puder.
  • Remova o seu email de sites como bancos, lojas, agência de notícias onde você não se cadastrou.


Comentários

  1. Se o gmail não diferencia o "ponto" nos e-mails, por que ele permite então a criação de e-mails com o "ponto"? Não aguento mais receber e-mails que não são destinados a mim e não há como reclamar com a Google. Uma empresa tão grande com esse problema. Um absurdo! Há e-mails que não permitem responder e comunicar que foi enviado para o remetente errado. Não há opção de bloqueio de e-mail, pois continuo recebendo, porém vai para a pasta de SPAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boa tarde.
      Você leu o artigo desta página? Não existem duas contas. É uma conta só. Tanto faz criar o email com ou sem o ponto. Não faz diferença. É uma única conta. Não são duas contas diferentes. Releia o texto deste artigo novamente com calma e se tiver alguma dúvida sobre como corrigir esse problema, volte a postar aqui.
      Abraço!

      Excluir
    2. Como é possível ser apenas uma conta? A google permitiu que duas pessoas distintas criassem um mesmo e-mail? Eu tenho um e-mail há mais de 15 anos e há cerca de um ano comecei a receber emails que não são para mim. Alguém conseguiu criar um e-mail com endereço igual ao meu? Significa que não podemos confiar no email do google? Alguém anda a receber também os meus e-mails? É muito preocupante... Como resolvo esta situação?

      Excluir
    3. Bom dia EO,
      O fato de ser uma única conta significa que não existe a outra conta que você pensa que está recebendo mensagens direcionadas para a outra pessoa. A outra pessoa não tem essa conta pois ela é sua. A conta da outra pessoa tem um caracter a mais e no entanto, ela se cadastrou nos sites com o seu endereço de email sem querer. Leia o artigo acima novamente com calma para entender.
      Abraço!!

      Excluir
  2. Amigo o resultado final é que eu recebo material de outra pessoa... inscrição em site de relacionamento, notas fiscais, compras em sites, recibos, contas atrasadas e muito mais... no "frigir dos ovos" não quero receber o e-mail de outra pessoa que possui a conta "sem o ponto"... a justificativa acima bem descrita não resolve o problema... o que faço? ... passo a vida recebendo emails com informações pessoais importantes de outra pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano. Você recebe material de outra pessoa pelo fato do seu endereço eletrônico ter sido cadastrado nesses sites. O que você pode fazer, se possível, é acessar esses sites e remover o seu email do perfil cadastrado nesses sites. Se não conseguir resolver assim, crie um filtro no Gmail para que as mensagens enviadas desses sites sejam bloqueadas/enviadas para o SPAM.

      Excluir
  3. ... mas o outro Fabiano vai seguir usando esse e-mail e fazendo novos cadastros e repassando para outras pessoas... deletar resolve o hoje e depois? ... e como será que é a caixa de e-mails dele? será que ele esta lendo todos meus e-mails? Será que ele também deleta tudo como eu faço com os dele? E se ele não for uma pessoa correta e usar meus dados para golpes e fraudes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu acho que você não leu o artigo acima. O outro Fabiano não tem acesso às suas mensagens. Você recebe as mensagens destinadas a ele porque as mensagens estão sendo enviadas para o seu email.
      Não há como evitar que outras pessoas confundam o próprio email e informem o seu. Se você não está contente com esse email, sugiro criar um email bem diferente e que seja difícil de alguém ter um email parecido com o seu, para que não se confunda e informe o seu email no lugar do próprio email ao se cadastrar em sites de terceiros. Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

In-feed

Também pode lhe interessar:

Postagens mais visitadas deste blog

Como recuperar uma conta Google/Gmail - Passo a passo

Proteja sua conta do Gmail em 4 passos

A conta do Gmail não está recebendo e-mails? Veja como corrigir

Dicas e sugestões para recuperar sua conta Google/Gmail

Perguntas frequentes sobre recuperação da conta Google/Gmail